Cabelos ressecados: Umectação capilar


Gente, não sei se vocês sabem, mas quem me acompanha no instagram já sabe que eu estou mais loiraa! E por consequência disso, os cabelos ficam mais frágeis, com sinais de ressecamento, pontas duplas e sem brilho. Mas, nada está acabado! Existe a umectação capilar ou o famoso e velho Banho de óleo, que simplesmente é devolver os lipídios para o comprimento dos fios repondo nutrientes, realçando o brilho, amenizando a aspereza e combatendo o ressecamento das pontas. Essa dica vale para todos os tipos de cabelos, até para as cacheadas!

O que é umectação?:

 É um processo que consiste em envolver os cabelos com algum tipo de óleo 100% vegetal, seja antes da aplicação do shampoo ou aplicação noturna (de um dia para o outro). Eu particularmente costumo fazer a noturna, pois acho que dá mais resultado nos meus cabelos, ele fica mais brilhoso e macio.

Por mais que você possa pensar que a umectação pode deixar seus cabelo oleosos, muito pelo contrário, esse processo não deixa os fios oleosos, pois o óleo é retirado na lavagem com o shampoo. E o mais importante, não prejudica a saúde pois é um produto totalmente natural usado ao seu favor. Fiz um top 5 pra vocês conhecerem os meus óleos preferidos na hora da umectação.


Os óleos mais utilizados para esse processo são os óleos de Argan, óleo de Coco, óleo de Ricínio e os mais populares Azeite de oliva e óleo de Amêndoas Doce. O que eu mais uso é o óleo de Argan e o de Amêndoas doce. O óleo de Argan uso mais quando quero AQUELE brilho e sedosidade e em ocasiões especiais, pois o óleo de Argan puro tem um custo muito elevado, mas vale o investimento. E o de Amêndoas uso para alternar com o de argan, que também deu muito certo para os meus cabelos. Costumo fazer a umectação a cada 15 dias, até porque uso bastante secador e chapinha. E vale ressaltar que, não é óleo finalizador, reparador de pontas não! Tem que ser óleo 100% vegetal, o preço de alguns pode ser bem salgadinho, como o óleo de Argan, mas em contrapartida, tem o azeite de oliva que é uma opção bem mais em conta e que também proporciona ótimo resultado.

Como Fazer Umectação em casa:
  • Com os cabelos limpos: Lave apenas com shampoo e deixe secar naturalmente. Aplique o óleo de sua preferencia e massageie mexa por mexa. Deixe agir de 30 minutos a 2 horas. Lave com shampoo e condicionador.
  • Com os cabelos sujos e secos: Aplique o óleo de sua preferencia e massageie mexa por mexa. Deixe agir de 30 minutos a 2 horas. Lave com shampoo e condicionador.
  • Com os cabelos secos, aplique o óleo de sua preferencia e massageie mexa por mexa coloque uma touca. Deixe agir durante a noite toda e logo pela manhã lave e finalize como de costume.
Resultado: Umectação noturna com óleo de amêndoas doce.

Dicas preciosas:
  • Eu sugiro que você vá testando cada óleo até achar o que te proporciona melhor resultado.
  • O cabelo não ficará oleoso, nem se cair óleo na raiz, pois o shampoo vai retirar toda a oleosidade e o cabelo vai absorver apenas o que ele necessita.
  • Lave sempre os cabelos com água fria, pois ajuda manter as cutículas dos fios fechadas.
  • Quer mais brilho? Faça a umectação durante a noite e deixe agir até o amanhecer.
Gostaram das dicas? Você já fez Umectação nos cabelos? Tem alguma dúvida sobre o processo? Deixe aqui nos comentários!

You May Also Like

14 comentários

  1. adorei o post! Não conhecia esse processo de Umectação, vou comprar o canto antes um desses óleos para testar. Amei o resultado dele nos seus cabelos
    beijos
    http://cultecute.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post mais acho que n serve para mim meu cabelo e olioso hahaha

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o cabelo não fica oleoso, mesmo sendo um cabelo que produz mais quantidade de oleosidade natural.
      Beijos

      Excluir
  3. Hidrata muito! Ótimo para os cabelos!

    ResponderExcluir
  4. oi meninas, eu fiz essa noite e os resultados foram otimos , usei oleo de coco, e deixei agir a noite toda e lavei com shampoo transparente pois meu cabelo ja é oleoso , entao o transparente tira bemm o oleo no dia seguinte! beijoss ahh e cabelo oleoso tb pode ! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oléo de coco é excelente!
      E você é prova viva que cabelo oleoso com umectação não fica oleoso após o processo !rs

      Excluir
  5. Oleo de soja ou girassol pode ser usado no processo de umectaçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lourdes, você pode utiliza lo sim, a soja tem muitas propriedades como devolver a umidade dos fios aos cabelos secos, nutrir e devolver a força.
      beijo

      Excluir
  6. Gostei da sua explicação a respeito da umectação. Sempre achei que esse procedimento só se aplicava a cacheadas. Mas não. Agora a pouco fiz uma umectação com óleo de Amêndoas e uma ampola de silicone!
    Meu cabelo agradece s cuidados, pois a pouco tempo iniciei um processo de descoloração e os cabelos ficaram bem quebradiços, secos e danificados. Torcendo para esse processo ajudar um pouco.

    Beijos e parabéns pelo excelente post!

    http://makebylove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Flávia ;) A Umectação ajuda e muito recuperar a vitalidade dos fios, devolve o brilho e os nutrientes que é perdido durante os processos químicos. Espero ter ajudado. beijo

      Excluir
  7. Onde conseguiu o óleo de coco por esse preço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, era a média de preço na época. Agora creio que esteja o dobro, pelo menos aqui na minha região só encontro por mais de R$ 36,00.
      beijinho

      Excluir